domingo, 28 de Abril de 2024  11:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-10-2005

ACIB promoveu seminário sobre formação profissional


Oliveira do Bairro

A importância da formação dos recursos humanos das empresas e os apoios financeiros disponíveis, no âmbito do PRIME, para a formação profissional foram os temas do seminário que Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) realizou, no passado dia 22 de Setembro, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Forte instabilidade

A sessão de trabalhos foi iniciada com Miguel Roque Bouça, presidente da ACIB que “salientou a importância crescente da formação face ao actual cenário de forte instabilidade dos mercados e de globalização da economia, em que os recursos humanos das empresas têm de ter preparação à altura do ritmo dos acontecimentos”.

Por sua vez, Acílio Gala, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, elogiou o papel dinâmico e atento da ACIB, para os factores críticos do desenvolvimento, promovendo vários seminários de sensibilização e esclarecimento e deu um realce muito especial à importância da formação profissional.

As primeiras oradoras foram a directora da URPME/IAPMEI, Helena Duarte, e uma técnica do IAPMEI, Fátima Santos, que falaram sobre os apoios à formação profissional do PRIME.

De acordo com Helena Duarte, existe ainda pouca procura para este tipo de apoios que, na sua opinião, são um instrumento de ajuda muito interessante ao dispor das empresas.

Fátima Santos salientou que estes apoios são tanto para formações inter como intra-empresas, sendo assim possível que outras empresas, fornecedores e clientes das empresas beneficiadas com os apoios, frequentem as respectivas acções de formação.

Renovar conhecimentos

O director do Centro de Formação Profissional de Águeda, José António, salientou a importância da formação contínua, definindo-a como uma ferramenta fundamental para as empresas.

De seguida, foi apresentado o caso prático da empresa, Vinícola Castelar, pela sua gerente, Vanda Póvoa.

De acordo com Vanda Póvoa, a gerência da Vinícola Castelar sentiu necessidade de renovar os conhecimentos dos seus colaboradores, tendo começado por efectuar um diagnóstico de necessidades de formação e, em seguida, definiu um plano de formação com base nos objectivos estratégicos da empresa.

Seguiu-se a candidatura ao PRIME, que foi aceite, tendo em curso um programa de formação plurianual. Segundo explicou a responsável da empresa, a gerência foi a primeira a frequentar uma acção de formação, como forma de motivar e dar o exemplo aos próprios colaboradores.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®